A importância que a consciência corporal tem na sua vida
Já alguma vez deu por si a pensar “como é que isto aconteceu?”, “porque é que me estou a sentir assim?”, “de onde surgiram estas dores musculares e este desconforto?”
Se sim, então talvez esteja na altura de pensar em mexer-se mais e melhor e aumentar a sua consciência corporal.
Consciência corporal é ter uma percepção plena do seu próprio corpo. Saber reconhecer e identificar processos e movimentos corporais, internos e externos.
Percepção:
- Da forma como me sento;
- Para onde olho quando estou a fazer caminhada;
- De tensões musculares localizadas;
- De quanto tempo passo na mesma posição;
- De como apoio o peso do corpo quando estou de pé;
- Da posição da cabeça em relação ao tronco e dos ombros em relação à cabeça.
Vivemos num mundo virado para os processos mentais, o virtual está cada vez mais em voga e damos muita importância aos conhecimentos teóricos e ao raciocínio lógico. Nada disto é incorrecto, pelo contrário, o desenvolvimento cognitivo é da maior importância. Mas muitas vezes esquecemo-nos que não é só a mente que é importante, que o corpo é igualmente fundamental e que a ligação corpo-mente nos torna mais despertos, não só para o que nos rodeia, mas também para o que se passa no interior de nós.
Já deu por si afundado na cadeira e com os ombros subidos na direcção das orelhas? Ou debruçado no teclado do computador com a cabeça avançada em relação aos ombros? Isto depois de horas a trabalhar na mesma posição? Se melhorar a sua percepção, consegue aperceber-se de que está numa posição incorrecta mais vezes, conseguindo assim corrigir-se gradualmente e ir treinando a sua mente e o seu corpo que a posição em que deve estar é outra.
A consciência corporal capacita-nos a autoconhecer o nosso próprio corpo e as suas condições físicas. É importante saber como o nosso corpo funciona e quais são as suas limitações. Só assim conseguimos ter um ponto de partida para nos focarmos no desenvolvimento da consciência no nosso próprio corpo.
Benefícios decorrentes de uma prática frequente:
- Mexermo-nos de forma mais adequada, sem desperdício de energia;
- Melhoria do autoconhecimento, entendendo o que o corpo é capaz de fazer e quais suas limitações;
- Conhecer melhor e saber respeitar os limites do seu corpo;
- Ajudar no desenvolvimento de posturas e atitudes que melhoram a nossa qualidade de vida e até mesmo os nossos relacionamentos interpessoais;
- Perceber melhor as conexões entre mente e corpo;
- Aumentar o seu humor e a sua disposição geral.
Como aumentar a consciência corporal
A consciência corporal só se adquire com a execução de exercícios e movimentos, realizados de forma consciente, sempre com ênfase na qualidade do movimento.
A pessoa passa por um processo de ampliação da percepção, como a sensibilidade superficial e profunda, o limite de espaço interno e externo, volume e formas das estruturas corporais, direcção e intensidade dos gestos e distribuição das tensões.
Este desenvolvimento pode ser posto em prática nas aulas de Yoga e/ou Pilates. A ligação do controlo da mente sobre o movimento está muito bem patente nestas duas actividades.
Um dos princípios do Pilates, evidente em todos os exercícios do método é o controlo. Joseph Pilates baptizou originalmente o seu método de Contrologia. Para ele, é um método de treino do corpo e da mente que assenta num sistema de movimentos controlados e sistemáticos, conjugados com padrões de respiração, com o objectivo de melhorar a flexibilidade, força e equilíbrio do corpo.
Esta ligação entre a mente e o corpo vai permitir aumentar a sua consciência corporal, expandir a sua percepção sobre si mesmo e sobre o que o rodeia e ajudá-lo a que o seu dia a dia seja mais produtivo.
Pense em si e na sua saúde!