A importância que a consciência corporal tem na sua vida

 

Já alguma vez deu por si a pensar “como é que isto aconteceu?”, “porque é que me estou a sentir assim?”, “de onde surgiram estas dores musculares e este desconforto?”

Se sim, então talvez esteja na altura de pensar em mexer-se mais e melhor e aumentar a sua consciência corporal.

Consciência corporal é ter uma percepção plena do seu próprio corpo. Saber reconhecer e identificar processos e movimentos corporais, internos e externos.

Percepção:

  • Da forma como me sento;
  • Para onde olho quando estou a fazer caminhada;
  • De tensões musculares localizadas;
  • De quanto tempo passo na mesma posição;
  • De como apoio o peso do corpo quando estou de pé;
  • Da posição da cabeça em relação ao tronco e dos ombros em relação à cabeça.

 

 

Vivemos num mundo virado para os processos mentais, o virtual está cada vez mais em voga e damos muita importância aos conhecimentos teóricos e ao raciocínio lógico. Nada disto é incorrecto, pelo contrário, o desenvolvimento cognitivo é da maior importância. Mas muitas vezes esquecemo-nos que não é só a mente que é importante, que o corpo é igualmente fundamental e que a ligação corpo-mente nos torna mais despertos, não só para o que nos rodeia, mas também para o que se passa no interior de nós.

Já deu por si afundado na cadeira e com os ombros subidos na direcção das orelhas? Ou debruçado no teclado do computador com a cabeça avançada em relação aos ombros? Isto depois de horas a trabalhar na mesma posição? Se melhorar a sua percepção, consegue aperceber-se de que está numa posição incorrecta mais vezes, conseguindo assim corrigir-se gradualmente e ir treinando a sua mente e o seu corpo que a posição em que deve estar é outra.

A consciência corporal capacita-nos a autoconhecer o nosso próprio corpo e as suas condições físicas. É importante saber como o nosso corpo funciona e quais são as suas limitações. Só assim conseguimos ter um ponto de partida para nos focarmos no desenvolvimento da consciência no nosso próprio corpo.

 

Benefícios decorrentes de uma prática frequente:

 

  • Mexermo-nos de forma mais adequada, sem desperdício de energia;
  • Melhoria do autoconhecimento, entendendo o que o corpo é capaz de fazer e quais suas limitações;
  • Conhecer melhor e saber respeitar os limites do seu corpo;
  • Ajudar no desenvolvimento de posturas e atitudes que melhoram a nossa qualidade de vida e até mesmo os nossos relacionamentos interpessoais;
  • Perceber melhor as conexões entre mente e corpo;
  • Aumentar o seu humor e a sua disposição geral.

 

Como aumentar a consciência corporal 

 

A consciência corporal só se adquire com a execução de exercícios e movimentos, realizados de forma consciente, sempre com ênfase na qualidade do movimento.

 

consciência corporal

 

A pessoa passa por um processo de ampliação da percepção, como a sensibilidade superficial e profunda, o limite de espaço interno e externo, volume e formas das estruturas corporais, direcção e intensidade dos gestos e distribuição das tensões.

Este desenvolvimento pode ser posto em prática nas aulas de Yoga e/ou Pilates. A ligação do controlo da mente sobre o movimento está muito bem patente nestas duas actividades.

Um dos princípios do Pilates, evidente em todos os exercícios do método é o controlo. Joseph Pilates baptizou originalmente o seu método de Contrologia. Para ele, é um método de treino do corpo e da mente que assenta num sistema de movimentos controlados e sistemáticos, conjugados com padrões de respiração, com o objectivo de melhorar a flexibilidade, força e equilíbrio do corpo.

Esta ligação entre a mente e o corpo vai permitir aumentar a sua consciência corporal, expandir a sua percepção sobre si mesmo e sobre o que o rodeia e ajudá-lo a que o seu dia a dia seja mais produtivo.

 

Pense em si e na sua saúde!

X