Saiba como diminuir ou até evitar o inchaço dos membros inferiores
Todos nós já ouvimos falar de alguém, conhecemos alguém ou até mesmo já sofremos com pernas inchadas, como é vulgarmente conhecido o edema dos membros inferiores. O edema é mais comum nas pernas devido à maior dificuldade do retorno venoso nesta região. Tal ocorre porque nas pernas, sendo a parte do corpo mais distante do coração, o sangue tem que percorrer uma maior distância contra a força da gravidade até chegar ao mesmo.
O que é o edema
O Edema é um aumento de fluido intersticial em qualquer região ou órgão do corpo e é formado por uma solução aquosa de sais e proteínas plasmáticas e a sua exata composição varia de acordo com a causa do edema. Quando este se acumula por todo o corpo, é denominado de edema generalizado; quando se limita a determinados locais, recebe o nome de edema localizado.
Podemos destacar uma série de motivos e fatores de risco e do agravamento da sua condição. Entre eles:
- Tendência familiar;
- Excesso de peso;
- Sedentarismo;
- Múltiplas gestações,
- Desempenho de atividades que requerem longos períodos em pé ou sentado.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, no entanto, os principais são: inchaço, dor nas pernas, alterações na pele e veias dilatadas. O surgimento de varizes costuma ser uma das primeiras manifestações. No entanto, vale a pena lembrar: elas podem ser tanto uma consequência como a causa do problema. Além do inchaço, a dor costuma ser associada a uma sensação de peso.
O tratamento escolhido depende de fatores como a causa e o tipo de edema, como também da gravidade e evolução dos sintomas. Por isso, a avaliação de um médico é o primeiro passo para tratar o problema.
Em alguns casos, as medidas preventivas — que envolvem as dicas mencionadas abaixo, como elevar as pernas — são suficientes. No entanto, em outros casos, a indicação pode ser de cirurgia e o uso de meias de compressão.
Praticar exercício físico
A prática de exercício é importante não só porque fortalece o sistema cardiovascular, mas também porque fortalece os músculos promovendo a melhoria da ativação e ativando o “Coração” Periférico de Barrow, que é formado pelos músculos posteriores da perna.
As veias das pernas ficam localizadas no meio dos músculos posteriores da perna, quando estes músculos estão em tensão, com a contração dos mesmos, estes exercem pressão nas paredes dessas veias, espremendo-as e forçando o sangue a subir. Quando os músculos relaxam, a pressão nas paredes das veias diminui e dá lugar à entrada de mais sangue venoso.
Além do retorno venoso, a bomba muscular da perna também desempenha um papel importante na circulação da linfa, uma vez que esta circulação depende da contração muscular e das contrações das veias.
O Yoga e o Pilates são uma excelente forma de prevenção e melhoria do edema nos membros inferiores uma vez que trabalham a contração e o relaxamento muscular, fortalecendo e melhorando o sistema músculo-esquelético e o circulatório.
Exercícios e dicas para evitar o edema nas pernas
O edema nas pernas surge muitas vezes devido ao permanecer muito tempo sentado ou de pé parado. Isto ocorre devido à maior dificuldade do retorno venoso: no primeiro caso, deve-se à flexão das pernas que mantêm as veias dobradas obstruindo a passagem do sangue; no segundo caso, a constante falta de compressão das veias não promove o bombeamento do sangue.
No caso da utilização dos saltos altos, o edema ocorre pela constante compressão das veias, dificultando assim o retorno venoso.
De pé parado
Quando estamos muito tempo parados em pé ou sentados podemos evitar o edema utilizando o coração periférico a nosso favor através de alguns exercícios simples. Estando em pé de 10 em 10 minutos fazemos um minuto de contração estendendo, levantando os calcanhares ficando com as pontas dos pés apoiadas no chão e regressando à posição inicial. Repetimos o movimento várias vezes.
Ativando desta forma a bomba muscular estamos a diminuir a incidência e o volume do edema.
Sentados
Quanto a longo períodos sentado, o ideal é levantar e andar de tempos a tempos. Caso não seja possível, devemos esticar as pernas e realizar a extensão e a flexão dos pés, simulando a aceleração de um veículo.
No conforto do seu lar
Em casa, sempre que estiver sentado, tente elevar um pouco as pernas com a ajuda de um apoio. Faça o mesmo ao se deitar e permaneça com os membros inferiores elevados por alguns minutos. Se preferir dormir com os membros inferiores elevados, nesse caso o que deve ser elevado é o próprio colchão, colocando uma cunha na parte inferior deste.
O que mais posso fazer?
No caso das dicas apresentadas serem insuficientes ou caso queira potenciar os resultados, poderá recorrer a Drenagem linfática manual, uma massagem suave que atua no sistema venoso-linfático, assim drenando e diminuindo o edema.
Texto do terapeuta Nuno Silveira
Especialista em massagens