Mobilidade e Pilates ao Serviço da sua Coluna

 

A coluna vertebral é o ponto central do nosso corpo, e é onde efetivamente se sente a maior diferença quando se perde mobilidade, tornando os movimentos mais difíceis de realizar ou até mesmo dolorosos.

Porém, a mobilidade da nossa coluna não é igual em todas as pessoas nem em todas as regiões, por exemplo, podemos ter maior mobilidade na zona torácica e menor na zona lombar. Para manter ou melhorar essa mobilidade, a prática de exercício físico é fundamental, mais especificamente de Pilates, porque é uma modalidade onde se dá muita atenção à coluna vertebral.

O corpo humano foi feito para se movimentar. Atualmente, movimentamo-nos cada vez menos, devido à atividade profissional, ao sedentarismo, ao conforto, a patologias, entre outras razões, o que, a longo prazo, se traduz numa diminuição da mobilidade articular.

Pilates

O Pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates. Este método permite-nos trabalhar o corpo na sua totalidade e de forma equilibrada, tendo por base o controlo, a fluidez, a precisão, a concentração, a respiração e a ativação do centro (powerhouse) em todos os exercícios.

 

Exercícios de Pilates

Assim, numa aula de Pilates individual ou de grupo, os exercícios executados têm como objetivo trabalhar a mobilidade da coluna nos movimentos de extensão, flexão, rotação e flexão lateral do tronco, respeitando as curvaturas fisiológicas.

Como estes exercícios são realizados de forma consciente, o aluno tem a possibilidade de conhecer o seu próprio corpo. Consegue, também, sentir diferença na mobilidade da coluna, por mais pequena que seja. Isto acontece em tarefas quotidianas e que, a longo prazo, contribuem para uma melhoria na postura e qualidade de vida.

No entanto, é de salientar que a prática de Pilates deverá ser acompanhada por um profissional certificado para que o aluno realize os exercícios de forma correta e eficaz, adaptados (se necessário) ao próprio e com vista a alcançar os resultados e benefícios esperados.

Se quiser compreender como funciona a coluna vertebral e qual a importância desta temática, continue a ler.

Coluna Vertebral

Constituída por 32 a 34 vértebras divididas em quatro regiões:

  • Cervical: 7 vértebras (C1-C7)
  • Torácica: 12 vértebras (T1-T12)
  • Lombar: 5 vértebras (L1-L5)
  • Sacral: 5 vértebras fundidas (S1-S5)
  • Coccígea: 4-5 vértebras fundidas

A coluna vertebral realiza diferentes movimentos: flexão, extensão, flexão lateral e rotação e tem, também, diferentes curvaturas fisiológicas: lordose (cervical e lombar), cifose (torácica, sacral-coccígea).

A par disto, devemos ter em conta que outras estruturas anatómicas também estão envolvidas, tais como os músculos, os tendões, os ligamentos e as articulações.

 

Coluna VertebralPosturas

 

A mobilidade articular é a capacidade da articulação realizar os movimentos em toda a sua amplitude, sem existir restrição, dor ou desconforto. Neste caso, a mobilidade da coluna consiste na capacidade das estruturas envolvidas no tronco, em conjunto, realizarem os diferentes movimentos da coluna.

Se sente dor ou desconforto na coluna, procure um diagnostico médico e invista nas soluções tão rápido quanto possível.

 

Texto da autoria da professora de Pilates

Vera Deodato