Postura define-se como o “conjunto das posições das diferentes articulações do corpo num dado momento.” (Magee, 2002)
No entanto, postura correta define-se por um “alinhamento ótimo do corpo, para que este funcione com eficiência máxima fisiológica e biomecanicamente, reduzindo assim o stress causado por sobrecarga, devido aos efeitos da gravidade.” (Palmer & Apler, 2000).
Exemplo:
Se a cabeça e o pescoço estiverem posicionados no seu alinhamento ideal, a cabeça pesa cerca de 4-5kg (sim, ela pesa isso tudo!).
No entanto, quanto maior for o ângulo de inclinação, maior o esforço que a coluna cervical terá de fazer para suportar o peso da cabeça, chegando a assemelhar-se a um peso de 27kg!
Imagine, foi ao supermercado e trouxe consigo um saco cheio de compras numa mão e um garrafão de 5L de água noutra mão.
Em que posição os braços farão menos esforço para carregar as compras?
- Ao trazer as compras junto ao meu tronco.
- Ao estender os braços, levando as compras bem afastadas do meu tronco.
Assim, iremos carregar as compras o mais próximo do nosso tronco, pois quanto mais alinhados os braços estiverem aos ombros, menos esforço faremos, correto?
Portanto, transporte este fenómeno para cada estrutura e articulação do nosso corpo. Quanto maior o desalinhamento das estruturas, maior o esforço a realizar pela musculatura e articulação!
Quanto melhor o alinhamento, menos o esforço para os músculos e articulações!
Quais são os benefícios de uma postura correta?
- O corpo suporta a força da gravidade com um mínimo de esforço;
- Stress nas articulações, músculos e outros tecidos é minimizado;
- O sistema músculo-esquelético funciona fisiológica e biomecanicamente com eficiência máxima;
- Todo o sistema músculo-esquelético está em equilíbrio, minimizando lesões ou deformações progressivas.
Qual é, então, o alinhamento ideal?
Em primeiro lugar, não existe alguém que possua uma postura perfeita e idealmente alinhada!
Contudo, existe uma postura ideal e é importante tomarmos consciência da nossa postura para sabermos como trabalhar, no sentido de a aproximar àquela que é considerada a ideal.
Toda a gente possui uma postura única, sendo esta influenciada por diversos fatores (genéticos, fatores ambientais, atividades diárias, estados emocionais, patologias, etc). É importante haver uma correta avaliação da sua postura para identificar os desequilíbrios mais evidentes e poder corrigi-los para prevenir lesões futuras, reabilitar a função em caso de lesão, ou mesmo otimizar a sua performance em contexto desportivo.
Dependendo do tipo de postura que cada um de nós possui, sendo ela única, haverá a longo prazo uma tendência para desenvolver certas patologias e lesões.
Quanto mais cedo identificar o seu tipo de postura, mais cedo trabalhará no sentido de prevenir ou retardar qualquer condição menos favorável ao seu sistema músculo-esquelético.
Sabe avaliar a sua postura?
Então, uma das formas mais fáceis e gerais de avaliar a postura é através de um fio de prumo.
Assim, ao pendurar o fio de prumo à frente da pessoa, estando esta posicionada de lado, é possível verificar se os pontos de referência no corpo estão de acordo com o alinhamento ideal.
Logo, a quantidade de desvio dos vários pontos de referência a partir do fio de prumo revela a extensão do desalinhamento do corpo.
Portanto: em casa poderá tirar uma fotografia a si próprio. A seguir, trace uma linha vertical e verifique os desalinhamentos mais evidentes.
Então, quais os pontos de referência por onde deverá passar o fio de prumo?
- Centro do canal auditivo
- Ombro
- Centro do tronco
- Centro da anca
- Joelho
- Tornozelo
Apesar de tudo isto, numa próxima publicação, iremos abordar as posturas mais comuns, os riscos associados a longo prazo e dicas para melhorar a sua postura.
No entanto, caso possua alguma questão relativamente à sua postura, condição física e/ou apresenta queixas em alguma zona do seu corpo, não hesite em contactar o seu fisioterapeuta.
Texto da Fisioterapeuta Sara Hu