Inverno
O Solstício de Inverno representa a altura mais Yin do ano. É o dia do ano em que temos menos luz solar e onde a noite se torna mais comprida. As árvores estão despidas das suas folhas, o frio faz-se sentir com mais intensidade, surge a neve e o gelo e percebe-se um particular abrandamento geral dos processos dinâmicos da Natureza.
Uma vez que o ser humano integra estes ciclos, faz sentido sentirmos uma necessidade natural de recolhimento, de calma, de quietude e de abrandamento da vida e das actividades. Há várias espécies de animais que hibernam durante este período com o objectivo de conservação de energia e nós somos igualmente convidados a ficar mais tempo em casa, onde nos protegemos do frio e onde podemos recolher em paz.
Emoções
No Inverno deve imperar a quietude e a auto-reflexão, sendo visível esta condição marcada na Natureza, devemos aproveitá-la e tirar partido dela, controlando e evitando assim estados emocionais mais intensos.
Esta estação pertence ao elemento Água e a emoção que lhe está associada é o Medo.
O Medo faz-nos recolher, contrair e dificulta a não acção, estando assim em consonância com o “Qi da Estação”. No entanto faz-nos também ponderar e pensar. São as situações em que o medo está presente, que nos permitem dar liberdade à coragem e actuamos com determinação. E por isso no Inverno devemos forcar-nos no recolhimento, na nutrição e na conexão com a essência mais profunda do nosso ser, para assim podermos acumular energia e determinação que será colocada em prática na Primavera.
Projectos e resoluções de Ano Novo
Regemo-nos pelo calendário Gregoriano, um calendário solar, mas que pouco tem a ver com os ciclos da Natureza. Outras culturas adoptaram calendários lunares que melhor representam essas dinâmicas.
O Ano Novo, na nossa cultura, representa o início de algo, a quebra de hábitos do passado, alterações de estilos de vida, inícios de projectos. Ainda assim, frequentemente se diz “Ano Novo Vida Nova”. No entanto, se olharmos para o ambiente que nos rodeia, nada na Natureza inicia ciclos ou grandes mudanças. Estamos, na verdade, numa altura em que a dinâmica da Natureza não reúne as melhores condições para estas mudanças. É, de facto, a pior altura. Estamos na fase do ano em que temos menos energia e portanto começar projectos ou embarcar em grandes aventuras neste período é desaconselhado.
Devemos aproveitar para meditar, para nos nutrirmos, para estarmos em quietude, e para desfrutar deste período de acalmia onde nos preparamos para a actividade na próxima Primavera.
Clima
Entramos na altura do ano em que as temperaturas se tornam mais baixas, o que faz com que o sangue se torne menos fluído e que não circule da mesma forma para as extremidades. Também aqui se torna evidente a expressão do recolhimento e da quietude que devemos cultivar no Inverno. Assim, estamos a garantir a nossa saúde prevenindo as patologias típicas desta altura do ano.
Alimentação no Inverno
Uma vez que o frio se faz sentir com mais intensidade, interessa manter o corpo quente e evitar que se gaste demasiada energia na digestão. Por este motivo, faz sentido darmos preferência aos alimentos de natureza mais quente, morna e os de natureza neutra da época, evitando os frescos e frios e cozinhar de forma lenta os alimentos. Optar por sopas, guisados, cozidos e assados em vez de apostar nas saladas, nos salteados e nos alimentos crus.
Queremos então alimentos que direcionem a energia para o interior do corpo e que o nutram a um nível mais profundo.
Segue uma lista de alimentos que poderão adicionar à vossa dieta bem como os que devem evitar nesta altura.
Consumir:
Quentes
- Alhos
- Cebolinho
Mornos
- aveia
- alho francês
- arroz glutinoso
- bagas de pilriteiro
- batata doce
- cabrito
- castanhas
- cheróvia
- cebolas
- cebolinho
- côco
- cogumelos reishi
- feijão preto
- galinha
- noz
- litchis
- mostarda castanha
- perú
- pinhão
- pimentos vermelhos
- quinoa
- reishi
- salsa
- tangerinas
Evitar:
- aipo
- alface
- amêijoas
- banana
- beringela
- brócolos
- chá de cavalinha
- chá de dente de leão
- chá verde
- espinafres
- feijão de soja
- feijão mung
- iogurte
- kiwi
- pepino
- quiabo
- tomate
Deixo-vos também algumas sugestões de ervas que poderão usar quer em chás (em quantidade moderada), quer nos pratos que possam preparar:
- alfarroba
- aniz
- canela
- cardamomo
- casca de tangerina (seca)
- cravinho
- coentros (confirmar isto)
- funcho
- gengibre fresco
- ginseng (panax)
- manjericão
- noz moscada
- pimenta preta
E por fim, sugerir o consumo moderado de vinho tinto, uma vez que tem uma natureza morna/quente e convida a passarmos mais tempo em casa.
Na Shift You estamos alinhadíssimos com o Inverno e queremos ajudar-te a sintonizar-te com o Qi desta estação.
Texto do terapeuta Ricardo Vilhena
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa