Numa publicação anterior sobre a postura, abordámos a importância de uma postura correta e dos seus benefícios. Aprendemos também a avaliar a postura em casa, através do fio de prumo e de uma fotografia de perfil.

Hoje, falaremos das posturas mais comuns, das implicações que cada postura poderá trazer a longo prazo e da importância de se movimentar no seu dia-a-dia, nomeadamente para quem passa muito tempo à secretária.

Sabemos que não existe a postura perfeita e idealmente alinhada. Cada indivíduo possui a sua postura, sendo ela única e influenciada por fatores genéticos e ambientais. Contudo, caso estejamos perante um indivíduo com comportamento tendencialmente sedentário, que permaneça nas mesmas posturas prolongadas no tempo, ou não possua musculatura suficientemente capaz de suportar movimentos repetitivos e/ou sobrecargas, poderá desenvolver patologias e lesões a longo prazo.

Assim sendo, apresentamos 2 desequilíbrios mais comuns, explorados pelo Dr. Vladimír Janda (1987):

 

Síndrome Cruzado Superiorpostura

Síndrome Cruzado Inferior

postura

Em ambos os síndromes, existe um desequilíbrio muscular cruzado, em que alguns grupos musculares estão sob maior tensão e apresentam-se encurtados, enquanto que outros (do lado oposto) estão alongados e fracos. No entanto, mesmo os grupos musculares tensos e encurtados também se podem apresentar fracos.

 

No Síndrome Cruzado Superior, observa-se um aumento da curvatura dorsal com avanço da cabeça. Pode-se estar perante um encurtamento dos músculos peitorais e músculos posteriores do pescoço e, em contrapartida, há um alongamento dos músculos dorsais e musculatura profunda do pescoço.

Pessoas com este tipo de postura podem desenvolver dores de cabeça, no pescoço (cervicalgia), na dorsal (dorsalgia), nos ombros (tendinite e/ou bursite) e também dores no cotovelo e punho.

 

No Síndrome Cruzado Inferior, nota-se um aumento da curvatura lombar com pélvis rodada para a frente. Neste caso, pode existir um encurtamento dos flexores da anca e musculatura da lombar e um alongamento dos músculos abdominais e musculatura posterior da coxa. Indivíduos com este tipo de postura podem apresentar queixas álgicas na zona lombar (lombalgia, protusão, hérnia discal), anca (tendinite e/ou bursite) e joelhos.

 

Síndrome Cruzado Superior e Inferior

Síndrome Cruzado Superior e Inferior

 

Zonas de fechamento a vermelho e zonas em alongamento a azul

Zonas de fechamento a vermelho e zonas em alongamento a azul

 

Ambas as posturas apresentam desequilíbrios que podem ter origem nas posturas menos corretas, prolongadas sentadas à secretária. Na postura de sentado, as costas curvam-se e a cabeça avança e inclina para cima. Quanto à pélvis, há encurtamento dos músculos da anca e alongamento dos glúteos.

 

Notamos em geral um fechamento da zona torácica e pélvica, levando a uma diminuição da mobilidade nestas articulações. Quando as articulações não são usadas na sua amplitude disponível, há perda da elasticidade dos tecidos. Então, certos grupos musculares entram em encurtamento enquanto outros estão em constante posição de alongamento. Estamos perante um desequilíbrio muscular que quando prolongado no tempo, pode levar a lesões musculo-esqueléticas, como referido anteriormente.

 

Qual a solução para uma postura mais saudável e correta?

Em primeiro lugar, movimentar-se mais vezes é a solução mais rápida, fácil e eficaz. Evite permanecer na mesma postura durante longos períodos de tempo. Se trabalhar sentando à secretária, realize pausas para se levantar ou até mudar de posição enquanto trabalha (trabalhar de pé, por exemplo). Clique aqui para encontrar alguns exercícios básicos que pode colocar em prática na sua secretária.

Para reeducar a sua postura poderá ser necessário outro tipo de intervenção, nomeadamente, fisioterapia, exercícios terapêuticos e/ou aulas de Yoga e Pilates. É necessária uma reeducação postural com ganho de consciência corporal e controlo motor, bem como fortalecimento da musculatura que se avaliou como enfraquecida e trabalho de alongamento e mobilidade para os grupos musculares mais encurtados.

Esteja atento a próximas publicações, pois iremos trazer alguns exemplos de exercícios que poderá realizar em casa para cada um dos síndromes cruzados descritos acima.

Caso possua alguma questão relativamente à sua postura, condição física e/ou apresenta queixas em alguma zona do seu corpo, não hesite em contactar o seu fisioterapeuta.

 

Texto da Fisioterapeuta Sara Hu