A tendência natural da auto-cura

 

O corpo humano dispõe de recursos naturais que o ajudam a auto curar-se. Aliás, a tendência natural do nosso corpo é precisamente a de se auto curar. É caminhar para um estado de homeostasia, ou seja, um estado de equilíbrio no qual todos os processos biológicos funcionam em harmonia, permitindo um bem-estar com saúde e energia.

Quando fazemos um pequeno corte no dedo, o corpo naturalmente reage. É desencadeado um conjunto de respostas, permitindo que a ferida seja controlada e sarada num curto espaço de tempo.

No entanto, verificamos que as respostas do organismo a determinadas patologias/desequilíbrios são melhores ou piores de acordo com a nossa condição física e emocional, dieta, idade, etc. É comum, em conversas com amigos, ouvir-se dizer que as constipações demoram mais tempo a curar-se do que antes (claramente aqui o fator idade a ter o seu peso).

 

Um boost aos nossos recursos internos

 

Da mesma forma que podemos treinar o cérebro para aumentar a memória ou o corpo para estar fisicamente mais apto e resistente, é também possível dar um boost aos nossos recursos internos, para que o corpo possa responder de forma mais adequada e, assim, poder curar-se de forma mais rápida e eficiente, tornando-nos igualmente mais resilientes e resistentes aos agentes/motivos que provocam o desequilíbrio.

 

potencia recursos internos

 

De dentro para fora

 

A Medicina Tradicional Chinesa atua no sentido de estimular os recursos internos do corpo para que a resposta seja dada de dentro para fora e não de fora para dentro, como por norma estaríamos habituados (com a toma de medicação, suplementação, pomadas, etc.), permitindo, assim, que o organismo se torne mais forte, ajudando-o a melhorar as suas capacidades inatas de auto cura.

Na Shift Care queremos potenciar os teus recursos internos!

Vem experimentar a Medicina Tradicional Chinesa e dá um boost às tuas capacidades naturais de auto cura.

 

Texto do terapeuta Ricardo Vilhena

X