Como o coaching executivo pode ajudar a desenvolver a inteligência emocional 

A inteligência emocional é uma das principais características de um perfil, seja para que função profissional for – Sublinhemos o caso do líder que, confrontado com determinadas situações, deverá recorrer a esta aptidão ou competência para manter a atitude positiva e a eficiência no local de trabalho.

Colaboradores que evidenciem melhores níveis de inteligência emocional são descritos, pelos respetivos empregadores e clientes, como pessoas que compreendem e sabem gerir as suas emoções. Mais facilmente evidenciam empatia com quem lidam e demonstram mais capacidade para gerir conflitos no ambiente de trabalho.

Segundo o psicólogo Daniel Goleman, autor do livro “Emotional Intelligence: Why It Can Matter More Than IQ”, todos somos julgados de maneira diferente em ambiente de trabalho, sendo que ter inteligência emocional é, hoje, mais importante que nunca. O autor afirma que a experiência e as competências técnicas podem até ser determinantes para o crescimento da carreira, mas é a inteligência emocional que define o sucesso de alguém.

 

Animação Disney sobre Inteligência Emocional  – “Bridge” by Ting Chian Tey

Nesta animação da Disney, é possível observar dois grupos de trabalhos distintos onde a Inteligência Emocional é decisiva na resolução da crise.

 

A IE está associada também a uma maior flexibilidade perante mudanças não planeadas, cenário cada vez mais valorizado face ao atual dinamismo dos mercados corporativos.

Um dos “segredos” é desenvolver a autoconsciência, ou seja, a capacidade de introspeção que por sua vez pode ser adquirida com o Coaching, o acompanhamento profissional que “desperta” competências adormecidas. Recorda-se da última vez que parou tudo durante cinco minutos do seu dia?

Dois investigadores da Universidade de Harvard, Goleman e Richard Boyatzis, divulgaram um estudo, no qual são apresentadas medidas concretas para avaliar a inteligência emocional de um colaborador. O artigo, designado por The Emotional Social Competency Inventory (ESCI), é citado por inúmeras publicações e usado por várias organizações, como forma de construir equipas mais eficientes e um melhor ambiente laboral.

 

Texto do Executive & Life Coach Ricardo Cavaleiro
Especialista em Coaching