Já todos nós, em certas fases da vida, nos encontrámos imersos em dilemas. Momentos que podem tornar-se bastante incómodos, com os quais criamos ansiedades, medos, dúvidas e cujas sensações, certamente, nos trazem imensa toxicidade e negativismo, colocando um “nevoeiro” ainda mais denso no nosso caminho.
DILEMA EM COACHING – (Quem é que sabe?)
Por definição, o coachingé um processo em que o profissional (coach), por meio de perguntas assertivas e exercícios práticos, leva o cliente (coachee) a encontrar soluções para as suas necessidades e a desenvolver competências que visam à clareza do caminho que decide tomar e/ou do foco no objetivo a que se propõe atingir, respeitando sempre os seus próprios mecanismos, criando e alicerçando um compromisso com ele mesmo e com o seu Coach.
Depois de alavancada a relação de rapportentre o Coach e o Cliente, as perguntas que se colocam não são perguntas soltas nem de checklist, mas surgem de modo a posicionar o cliente no que quer trabalhar, no que tem, no que não tem, no que quer e no que não quer.
Quando estamos a descascar uma peça de fruta, vamos retirar o que não é consumido, de seguida vamos perceber a forma como queremos consumir a peça de fruta e depois planeamos quando é que vai ser o momento de a consumir! Vamos escolher o prato e o talher adequado para que possamos fazer desse momento um momento especial.
A metáfora é muito utilizada na Arte do Coaching porque permite construir o cenário desejado de uma forma figurada que é mais facilmente transportada para a realidade atual. (Visualizar o que quero – “como se”). Poder da Visualização.
Executive & Life Coach Ricardo Cavaleiro
Especialista em Coaching