Homeostasia é, por definição, o processo de regulação pelo qual um organismo atinge a constância do seu equilíbrio.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), homeostasia é um termo bastante comum, no entanto, não podemos falar em homeostasia sem antes definir Yin e Yang.

Yin e Yang são conceitos abstratos que resultam da observação da Natureza e foram criados por forma a explicar o mundo que nos rodeia. Yang representa conceitos como o Calor, o Fogo, o Sol, o movimento, o Homem, o dia. O Yin representa o Frio, a Água, a Lua, a quietude, a Mulher, a noite. Um não pode existir sem o outro, da mesma maneira que a sombra não existe sem luz e o dia não existe sem a noite. A relação entre Yin e Yang é de tal forma intrínseca que o estado de um influencia o estado do outro: quando Yang cresce, Yin decresce, quando o Yin começa, o Yang acaba. A homeostasia resulta naturalmente desta dança entre os dois.

Um organismo está em equilíbrio quando existe a mesma quantidade de Yin e de Yang.

Num cenário de desequilíbrio, surgem várias manifestações que são usadas em MTC para se chegar a um diagnóstico. Quando por exemplo existe uma Deficiência de Yin o Yang irá manifestar-se mais sendo expectável um quadro sintomático que inclua manifestações de calor, aumento da sede, sensação de boca seca, olhos vermelhos, agitação mental, insónia, tonturas, transpiração nocturna, aumento da temperatura corporal ao final do dia, etc.

Para reverter estes sintomas há que nutrir o Yin através da inclusão de alguns alimentos de Natureza mais Yin (como por exemplo, frutas, algas, sementes) e na remoção de alimentos de Natureza mais Yang (alho, gengibre, canela), com a prescrição de fitoterapia chinesa, através da alteração de hábitos de vida e também através da Acupuntura que é usada como ferramenta reguladora para assim se conseguir voltar a um estado de homeostasia.

Na Shift Care apresentamos-lhe novos passos nesta dança de Yin e Yang para que se possas sentir mais equilibrado e no caminho de uma homeostasia sustentável.

 

Texto do terapeuta Ricardo Vilhena 
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa

X