Hoje, dia 2 de Maio de 2020, comemora-se o Dia Internacional de Pilates. Criado pela PMA (Pilates Method Alliance), celebra-se anualmente no primeiro sábado do mês de Maio o legado de Joseph H. Pilates.
Joseph Hubertus Pilates nasceu em Mönchengladbach, Alemanha, em 8 de Dezembro de 1880. Durante a infância foi uma criança doente, tendo sofrido de raquitismo, asma e febre reumática. Assim, determinado em superar estas enfermidades adotou vários regimes físicos, entre os quais bodybuilding, ginástica e mergulho. Filho de um ginasta e de uma naturopata, as influências em ter optado por uma busca no movimento e bem-estar são notórias.
Quando eclodiu a I Guerra Mundial em 1914, Pilates encontrava-se em Inglaterra e foi internado num campo de concentração, juntamente com outros cidadãos alemães. Nesse campo ensinou luta e defesa pessoal e começou a desenvolver os exercícios de chão que mais tarde evoluíram na sequência de Mat. Dessa forma, com o passar do tempo Joseph iniciou o trabalho de reabilitação dos detidos que se encontravam doentes, debilitados ou acamados. Foi essa necessidade que o inspirou a utilizar as molas das camas e outros materiais que tinha à sua disposição para criar equipamentos que ofereciam resistência aos movimentos. Estes foram os primórdios do equipamento utilizado hoje, como o Reformer, o Cadillac ou o Magic Circle.
De volta à Alemanha
Depois da Guerra, Pilates volta à Alemanha onde trabalha com a polícia militar em Hamburgo, ensinando defesa pessoal e treino físico. Durante este período interessa-se por práticas holísticas da Europa Oriental tais como medicina holística, meditação, dança moderna, homeopatia, terapia trigger point e trabalho respiratório. Em 1925 é convidado para treinar o exército alemão, tendo recusado esse convite e decidido emigrar para os EUA. Durante a viagem de barco a caminho de Nova Iorque conhece uma jovem enfermeira, Clara, que viria mais tarde a ser a sua companheira no desenvolvimento e ensino do método.
A partir de 1926 e até ao seu falecimento, Pilates desenvolve o método e o equipamento no seu estúdio no número 939 da 8ª Avenida. O estúdio encontrava-se próximo de diversos estúdios de dança, o que promoveu a descoberta por esta comunidade do trabalho de Pilates. Durante esse período treinou inúmeros alunos, os quais não só integraram os seus ensinamentos no seu treino e na sua vida, como alguns se tornaram professores do método.
A primeira geração de alunos, referenciados como os Elders, treinaram diretamente com Joe (nome pelo qual era tratado no estúdio). Alguns Elders mantiveram os ensinamentos do Pilates, exactamente como eram passados por ele, sendo conhecidos por ter um estilo clássico ou tradicional. Outros integraram os ensinamentos do Pilates com outras pesquisas e modalidades, sendo conhecidos por serem contemporâneos.
Joseph Pilates escreveu 2 livros:
- Your Health: A Corrective System of Exercising That Revolutionizes the Entire Field of Physical Education (1934)
- Return to Life through Contrology (1945)
Joseph Pilates faleceu no ano de 1967, com 87 anos. Ele manteve um físico invejável durante toda a sua vida, tendo sido modelo fotográfico várias vezes. Clara continuou o ensino do método e dirigiu o estúdio durante 10 anos após a morte de Joseph.
Texto da autoria do professor de Pilates
Bruno Rodrigues