Parte II

 

A Medicina nos Vedas e Puranas:

A lenda:

 

A versão lendária da origem do sistema ayurvédico é a de que este surgiu há cerca de 5000 anos atrás.

De acordo com a mitologia indiana, a Ayurveda possui uma origem divina, foi criada por Brahma – o senhor do Universo – e estava inicialmente na posse dos deuses. Brahma, o criador, criou a Ayurveda muito antes de os humanos existirem.

Era então um conhecimento divino, não escrito, que foi passado para Daksh Prajapati. Daksh Prajapati é tido como pai de Parvati, a deusa esposa de Lorde Shiva, o destruidor. Daksh Prajapati obteve o conhecimento da Ayurveda sob a forma de cem mil versos (shloka) ditados em sânscrito por Brahma, que lhe transmitiu assim, palavra por palavra, todo o conhecimento completo da Ayurveda.

Este conhecimento foi depois transmitido a dois irmãos gémeos, popularmente conhecidos como os médicos dos deuses – os Ashwani kumar.Estes dois irmãos foram grandes curandeiros e fizeram maravilhas com a medicina ayurvédica; diz a lenda que até realizavam cirurgias complicadas como reconstituição de membros amputados, cirurgias aos olhos, etc. .

Este conhecimento foi depois transferido para Indra, deus dos céus e da chuva.

 

 

Entretanto, durante o mesmo período, no mundo dos humanos muitas maleitas e imoralidades começaram a dominar o planeta e as pessoas foram afectadas pela miséria e pela doença. A saúde das pessoas deteriorava dia após dia e as epidemias eclodiam e causavam perdas de vidas humanas e animais.

As pessoas estavam cada vez mais corrompidas e a verdade e a rectidão começavam a perder força nos seus corações. Os próprios animais estavam a morrer em virtude deste ambiente nocivo e o estilo de vida das pessoas também começava a ficar seriamente alterado, causando problemas na sociedade.

Ao verem todo este infortúnio e tristeza, alguns eruditos dirigiram-se a Indra, no intuito de saber como poderiam ajudar a curar de novo o planeta e, na sua presença, relataram-lhe tudo o que de mal se passava com a Humanidade. Depois de ouvir todas as queixas, Indra decide partilhar o conhecimento da Ayurveda para que estes resolvessem os seus problemas. Sob a orientação de Rishi Bhardwaj, este grupo de estudiosos foi assim abençoado com o conhecimento completo da Ayurveda.

E assim, esta foi a primeira vez que a Ayurveda desceu à Terra. Até ao deus Indra, a Ayurveda tinha  estado apenas nas mãos dos deuses, mas quando o conhecimento da Ayurveda foi dado a Rishi Bhardwaj, este passou para as mãos dos humanos. O deus Indra ficou, por isso, conhecido na mitologia indiana por elevar o estatuto da Ayurveda, ajudando e curando as pessoas, e terá sido o criador de uma série de métodos de tratamento que ajudariam as pessoas nas suas doenças e tristezas.

Segundo a mitologia indiana, trata-se de um dia muito importante da história, pois foi a primeira vez que as pessoas na Terra puderam usufruir de uma grande longevidade, aplicando o conhecimento ayurvédico (dos Deuses) nas suas vidas.

 

 

(continua)

 

Texto do terapeuta Carlos Silva
Especialista em Massagem Ayurvédica

 

Aceda aqui à Parte I do artigo.