Sugestões para o Verão
Na Primavera as flores nascem, no Verão as árvores crescem, no Outono as folhas caem e no Inverno a Natureza armazena e hiberna, Yin e Yang crescem e decrescem durante as estações (homeostasia a danca entre yin e yang). Somos parte integrante destas dinâmicas e apesar de vivermos inseridos numa sociedade feita de betão, é impossível não sentirmos a influência destes ciclos no nosso corpo e nas nossas emoções.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) nasce da observação da Natureza e aplica esse conhecimento à forma como as estações do ano actuam no ser humano. Uma das teorias basilares da MTC é a Teoria dos 5 Elementos ou 5 Movimentos – Wǔ Xíng – 五行.
Nesta teoria, associam-se os 5 elementos:
- Madeira;
- Fogo;
- Terra;
- Metal;
- Água,
Às diferentes estações do ano e também aos diferentes órgãos internos. O Elemento Fogo (火huǒ) por exemplo, surge naturalmente associado ao Verão onde o Calor abunda e o Yang atinge o seu pico máximo.
Estas alterações que ocorrem durante as estações do ano obrigam-nos a adaptar-nos a elas, caso contrário entramos em contra-corrente, criando espaço para o aparecimento de desequilíbrios que nos levam a estados de doença.
A Arte da Saúde e da Longevidade é uma disciplina da MTC que nos ajuda a perceber que ser saudável não é apenas sentirmo-nos bem e não estarmos doentes. Ser saudável é também ter a capacidade de adaptação às diferentes personalidades da Natureza e assim conseguir tirar partido delas para estarmos em equilíbrio. E portanto, em cada estação há alguns comportamentos que devemos adoptar para estarmos mais próximos da sua dinâmica própria.
Assim, deixo-vos um conjunto de truques e dicas que facilitam a nossa adaptação ao Verão:
- No Verão podemos deitar-nos mais tarde, mas há que levantar sempre cedo;
- Evitar a Raiva;
- Manter actividade física regular;
- Altura do ano em que a actividade sexual, ainda que moderada, pode ser mais comum;
- Não guardar ressentimentos e celebrar a vida com alegria;
- Dormir a sesta (uma vez que os dias são maiores);
- Cozinhados muitos ligeiros (escaldados, salteados) ou crus;
- Devemos evitar os assados e os grelhados;
- Evitar bebidas e alimentos frios (ao introduzirmos alimentos frios dentro do corpo, a sua temperatura não baixa, em vez disso o corpo tenta manter a temperatura interna utilizando energia para tal);
Deixo-vos também uma lista de alimentos que deverão ser consumidos nesta época do ano:
-
Cereais:
-
- Milho
- Trigo
- Centeio
-
Verduras (em particular as amargas):
- Chicória
- Agrião
- Alface
- Pimento
-
Leguminosas (em menor quantidade e pouco cozidas):
- Feijão Moong
- Feijão Verde
- Lentilhas
-
Outras:
- Queijo Fresco
- Polvo
- Algas
-
Frutas:
- Melancia
- Cereja
- Alperce
- Melão
- Figos
- Morango
- Pêssego
- Tomate
Estamos em pleno Verão e é nesta altura que o Yang atinge o seu máximo. O calor rodeia-nos, os dias são longos, transpiramos mais, dormimos menos, temos mais sede e de uma forma geral estamos mais activos.
É a altura do ano em que o crescimento está mais potenciado, tudo expande e dilata e fará sentido que esta tendência também se aplique nas nossas questões mais pessoais, ou seja, se tivermos um projecto em mãos, esta não é a altura para planear, mas sim para fazê-lo crescer, aproveitando assim a tendência natural da Natureza.
Aproveitem também esta tendência e visitem-nos para saber como potenciar o vosso Verão!
Texto do terapeuta Ricardo Vilhena
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa