Desde a invenção do rádio, o mundo deixou de permanecer na quietude. Nos dias de hoje, parece que tudo se tornou frenético, de tal forma que grande parte da população se esquece de relaxar ou nem sabe como o fazer.

Neste artigo, vamos analisar a importância de passar a investir em técnicas de relaxamento antes, durante e depois da sua jornada diária.

A ciência atesta a importância de realizar pequenas pausas para o seu corpo e para a sua mente, a fim de evitar uma sobrecarga.

 

O que é relaxamento? Significado

No dicionário, a palavra relaxamento significa: “ato ou efeito de relaxar; causar alívio; encontrar alguma forma para distensionar os músculos e garantir uma sensação de prazer”.

Existem dois tipos de relaxamento, o físico e o mental, embora os dois estejam ligados, pois um depende muitas vezes do outro. Enquanto o relaxamento físico depende do estado dos músculos, o mental encontra-se dependente dos nossos pensamentos, emoções e atividade cerebral.

Como corpo e mente são duas metades do indivíduo, o estado de um é refletido no outro. Se estamos com dor é bem mais difícil manter a concentração, por outro lado se estamos preocupados e sobre pressão (por exemplo, finalizar um trabalho dentro do prazo) é difícil não estar com tensão muscular.

Falamos bastante sobre o que é relaxamento, seja ele mental ou físico. Mas na prática, o que pode este trazer de benefícios para a nossa rotina?

 

As principais vantagens que a arte de relaxar vai lhe proporcionar:

  • Maior controle das nossas emoções
  • Níveis mais baixos de stresse
  • Menor desconforto físico e emocional
  • Melhoraria na respiração
  • Manutenção das condições de saúde
  • Esvaziamento da mente
  • Retomar o foco
  • Foco nos pensamentos positivos
  • Aumento da inteligência emocional
  • Relacionamentos mais tranquilos
  • Aumento da criatividade
  • Melhorar o humor
  • Melhor disposição no dia a dia

 

Para desfrutar de todos estes benefícios, é preciso fazer do relaxamento uma prática cotidiana.
Por isso, é importante definir os momentos do dia que vamos reservar para nos dedicarmos exclusivamente ao descanso. Escolha um lugar adequado, Prepare o corpo e a mente.

 

No trabalho

Para relaxar o corpo e a mente das pessoas, as técnicas de relaxamento são muito usadas em contexto de grandes empresas, onde desenvolvem exercícios incorporados à ginástica laboral.

Através de técnicas de respiração, alongamentos, massagens e tensionamentos, é possível fazer com que o trabalhador se desconecte totalmente das suas atividades e afazeres e foque as suas atenções e energias na oxigenação do cérebro, ao mesmo tempo em que alonga os músculos e relaxar o corpo.

Dessa forma, o colaborador consegue encontrar soluções e até insights criativos para executar as suas tarefas e, assim, finalizar a sua jornada de uma forma mais leve.
O ideal é realizar as técnicas de relaxamento no meio do expediente ou em um momento que seja reconhecidamente o mais desgastante.

Estas são recomendadas para todo e qualquer profissional que lide com atividades estressantes e com um alto grau de responsabilidade.

Algum exemplos destas técnicas são o yoga ou as massagens que em conjunto com algumas dicas para potenciar o relaxamento ficarão para um próximo artigo.

 

Texto do terapeuta Nuno Silveira

Especialista em massagens

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