A situação atual em que nos encontramos, a de trabalhar em casa, desperta em alguns de nós a consciência da importância do exercício físico e a necessidade de ser ou manter-se ativo. A procura por treinos em casa aumentou muito e o Pilates não ficou de fora desta tendência.

Mas será a prática mais correta, a de treinar Pilates em casa?

 

Pilates no Estúdio

Pilates é uma modalidade que pode ser praticada por qualquer pessoa em casa ou no estúdio.

As vantagens de treinar presencialmente, no estúdio, são muitas. O fato de estar acompanhado por um profissional certificado garante a segurança, confiança e correção na realização dos exercícios.

Em casos de patologias ou limitações, este acompanhamento presencial é ainda mais importante, porque permite ao aluno conhecer e compreender o seu próprio corpo. Desta forma, aumentando a consciência corporal. Se quiser saber mais como o Pilates pode ajudar nas dores lombares ou cervicais, ou ainda no caso de hérnias discais, basta aceder aos links.

A utilização de grandes equipamentos (Reformer, Cadillac, Low Chair, High Barrel) e/ou outros materiais é também uma vantagem pois permite a realização de exercícios mais específicos à condição do aluno.

Desta forma, o treino acompanhado potencia os objetivos desejados e evita lesões ou dores desnecessárias.

 

 

Pilates em Casa

Relativamente ao treino em casa apenas necessita de um colchão onde o peso do corpo é utilizado como resistência e eventuais pequenos materiais para auxiliar o treino.

Contudo, algum cuidado deverá existir pois o aluno poderá não ter perceção da sua própria postura ou eventuais correções que sejam necessárias fazer.

Quando não é possível treinar presencialmente, em casa pode ser uma opção viável. Desde que devidamente planeada pelo profissional que acompanha a situação do aluno, de forma a minimizar o risco de lesão ou dor.

 

Aqui tem o primeiro de uma sequência de 5 videos que ilustram a forma como as nossas aulas online são dinamizadas.

 

 

Atualmente, a Shift You promove a prática de Pilates online através de aulas de grupo ou aulas individuais realizadas em casa e lecionadas por profissionais certificados.

As aulas de grupo, por vídeo, são enviadas semanalmente e têm objetivos diferentes garantindo, desta forma, um treino completo e adaptado a diferentes níveis de condição física.

As aulas individuais, realizadas em direto por video-chamada, permitem um acompanhamento mais específico e personalizado à condição do aluno.

Para mais informações contacte-nos.

 

Texto da autoria da professora de Pilates

Vera Deodato