Ansiedade e Depressão
A depressão leva a estados de ansiedade e a ansiedade leva muitas vezes à depressão. Um grande número de pessoas com depressão experienciam ataques de ansiedade, além das já habituais oscilações de humor.
Nem sempre acontecem ao mesmo tempo mas quem sofre de ansiedade sente-se tenso, inquieto e com dificuldades de concentração, já que estão sempre preocupados. Este estado, a longo prazo, vai conduzir seguramente a uma situação de depressão.
A coexistência das duas situações pode trazer repercursões sérias e levar a uma situação crónica que impossibilita o funcionamento normal nas relações, trabalho, etc. e aumenta substancialmete o risco de suicicio.
Por isso é preciso estar atento a todos os sinais.
Como trabalhamos na Shift Care?
O nosso investimento e foco é feito no indivíduo. No nosso método, pensamos na pessoa como um todo: fazemos uma avaliação prévia, planeamos o tratamento e intervimos, combinando as áreas que, em conjunto ou individualmente, melhor respondem às necessidades de um.
Cumprindo assim a nossa missão de conferir a pessoas de todas as idades e estilos de vida ferramentas para equilibrar corpo, mente e emoções.
Sintomas de ansiedade e depressão
Alguns dos sintomas mais comuns relacionados com ansiedade e depressão:
- Tristeza persistente, ansiedade e sentimentos de vazio
- Sentimentos de desespero e pessimismo
- Sentimentos de culpa, inutilidade e desamparo
- Perca de interesse ou prazer em hobbies e atividades, incluindo sexo
- Quebras de energia e fadiga
- Dificuldades de concentração, memória e tomar decisões
- Insónias, acordar demasiado cedo ou dormir demais
- Pouco apetite e perca de peso ou comer em demasia com ganhos de peso
- Pensamentos de morte ou suicidio, tentativas de suicidio
- Inquietação e iritabilidade
- Sintomas físicos persistentes que não respondem a tratamento, como dores de cabeça, problemas digestivos e dores sem causas aparentes