Auto-imunes e Alergias
Alergias e doenças auto-imunes ocorrem quando o sistema imunitário ataca o corpo, que acaba por concentrar toda a sua energia em combater ameaças muitas vezes inofensivas e dá lugar a respostas como erupções cutâneas, inflamações, inflamação generalizada ou localizada em articulações ou órgãos.
Porém, alergias e doenças auto-imunes são diferentes. Por vezes, o corpo interpreta os sinais como se de um processo alergénico se tratasse quando na veradade não é. Alergias respondem a fatores externos como pó ou pólen que o sistema imunitário vê como ameaças. As condições auto-imunes respondem a situações internas que despoletam a ação do sistema imunitário: que este confunde com ameaça, mesmo quando são funções essenciais ao normal funcoinamento do corpo.
Numa resposta auto-imune, pode ocorrer destruição de tecidos. Com alergias, o sistema imunológico reage exageradamente a alergénicos inofensivos.
Como trabalhamos na Shift Care?
O nosso investimento e foco é feito no indivíduo. No nosso método, pensamos na pessoa como um todo: fazemos uma avaliação prévia, planeamos o tratamento e intervimos, combinando as áreas que, em conjunto ou individualmente, melhor respondem às necessidades de um.
Cumprindo assim a nossa missão de conferir a pessoas de todas as idades e estilos de vida ferramentas para equilibrar corpo, mente e emoções.
Doenças auto-imunes e sintomas de alergia
Alergias: rinite alérgica, conjuntivite alérgica, asma, dermatite atópica, urticária, anafilaxia, sinusite e otite média
Doenças auto-imunes que afectam sistemas múltiplos de órgãos: lúpus, HIV
Artrite: espondilite anquilosante, artrite reactiva ou síndrome de Reiter, artrite reumatóide
Auto-imunes que afetam a hormona produzindo órgãos: diabetes – 1, pancreatitie auto-imune, doença de Hashimoto
Auto-imunes que afetam a pele: esclerodermia, dermatomiosite, psoríase, vitiligo
Auto-imunes que afetam os nervos: esclerose múltipla
Auto-imunes que afetam o sistema gastrointestinal: hepatite auto-imune, doença celíaca, doença de Crohn